Espessura de parede, cor, escala, dinâmica solar, espaços construídos com uma sutil metáfora imersa ao redor do sentido da vida, pareceriam apenas elementos da arquitetura de Luis Barragán. Elementos de uma herança permanente, afastados do mundo efêmero da moda, os tecidos e a alta costura; ainda sim, é na busca pela exaltação dos sentidos, presente na arquitetura de Barragán, a inspiração que colocou o nome do arquiteto nas passarelas e o mundo da moda.
Transcendendo sua arquitetura a uma linha de desenho particular, importantes empresas da industria têxtil utilizaram a linguagem mística de Barragán como um idioma onde a moda consegue viver uma beleza furtiva pela geometria, a cor, a textura, mas sobretudo uma busca totalmente emocional.
Conheça a seguir as 10 empresas que em suas coleções buscaram inspirações na obra e pensamento do arquiteto mexicano.
1. LOUIS VUITTON
A recente campanha de Primavera - Verão 2016, de Louis Vuitton, dirigida por Nicolas Ghesquière, adquire atravpes da obra do mexicano “Cuadra San Cristóbal”, uma particular coleção monocromática e de ares futuristas, que com as paredes altas, lisas e de cores rosas e roxo mimetizam as cores vibrantes propostos para a estação, inspirados na exaltação dos sentidos.
Como resultado da fotografia de Patrick Demarchelier, a campanha protagonizada pela artista Léa Seydoux captura a emblemática obra de Barragán em um jogo de escala e cor que reproduzem o objetivo místico da temporada, onde os cavalos do arquiteto, recorrentes em sua obra, integram uma paisagem de força, exaltação e movimento.
2. Daniel Espinosa
A coleção Mexican Geometry do mexicano Daniel Espinosa, inspirada no amor à tradição da cultura mexicana de Barragán, sintetiza linhas puras e cores vibrantes através de um singular minimalismo que buscam capturar a essência do misticismo mexicano utilizando a geometria presente nas obras do arquiteto.
3. Kris Goyri
Com o título “Barragán”, a coleção Outono - Inverno 2015 de Kris Goyri é, como como seu nome sugere, uma inspiração na trajetória de Luis Barragán. Cortes limpos, padrões geométricos e uma paleta de cores que vão do rosa mexicano ao azul royal, passando pelo vermelho e amarelo, são uma homenagem às obras mais representativas do arquiteto escolhidas por Goyri para criar uma coleção de raízes mexicanas.
4. Thomas Pink
Desenvolvendo as temáticas de romance, campo, arquitetura vernacular e o meio ambiente, a companhia inglesa Thomas Pink inspira sua nova coleção Outono - Inverno 2016 nas últimas obras de Luis Barragán.
Através de um jogo geométrico entre blocos e planos de cores, a recente coleção de PINK é uma interpretação dos edifícios e desenhos do arquiteto. Assim como Barragán fazia em suas obras, a coleção busca integrar a função, a natureza, a arquitetura e as emoções presentes na cultura britânica, onde o trabalho do arquiteto mexicano se converte em um ponto de partida para o desenho de suas peças.
5. Jesús Ibarra & Bertholdo Espinoza
Inspirada na monumentalidade e o simbolismo da cor, a coleção Primavera-Verão 2010 é um tributo à arquitetura de Luis Barragán. A coleção, tem que como peças chave 5 vestidos tipo coluna, é uma homenagem às Torres de Satélite, assumindo a escala e a identificação da cultura mexicana como inspiração.
6. Del Pozo
Font pega Barragán como ponto de partida para criar uma coleção bastante sólida. Barragán é conhecido por ter sido possuidor de um estilo "emocional" em suas criações, seus edifícios eram mais próximos dos sentimentos do que de sua função. Isso é exatamente o que seria Del Pozo traduzido para a moda: uma marca que valoriza a tradição, suas raízes, os detalhes e a excelência de acabamentos que celebra a vida e as sensações. Se autodenominam Pret-à-couture, o que significa o melhor de ambos os mundos, desenho para o dia a dia que parece de alta costura.
7. LongChamp
A coleção limitada Primavera - Verão 2013 da marca Long Champ, desenhada por Luisa Finca, é inspirada nas casas do arquiteto. Obras com influência mediterrânea e um particular retrato da cultura mexicana do início do séc XX se imprimem em bolsas, lenços e outras peças de vestuário de linho e algodão, e se mimetizam em geometrias e cores que fazem referência aos traços de Barragán.
8. Fred Allard para Nine West
Como parte de uma aproximação cultural a través da moda, a nova Campanha Primavera – Verão 2016 de Fred Allard para a marca Nine West, intitulada “Into the Sun”, é inspirada na herança criativa do vestuário, festividades e arquitetura do México.
A busca de elementos que definiram a cultura mexicana através do tempo e com um toque particular de contemporaneidade, Allard elegeu a Cuadra San Cristobal como símbolo destes elementos. Mais que uma inspiração para a coleção, a obra particular de Barragán serviu como cenário para a campanha desta temporada, deixando claro que este ícone da arquitetura mexicana é um símbolo da cultura e herança criativa do país.
9. Alfredo Martínez
Ganhador do concurso ELLE México Diseña 2011, o estilista mexicano Alfredo Martínez propõem em sua última temporada romper a barreira entre as diferentes disciplinas de desenho. Uma minuciosa intersecção entre arquitetura e moda integram a coleção inspirada em Luis Barragán.
Baseando inteiramente sua coleção na trajetória deste arquiteto, a coleção de Martínez pretende ser um ode ao seu legado filosófico, nomeando "After Barragán". Cores vibrantes utilizados pelo arquiteto tem o objetivo de captar sua essência e misticismos replicando suas icônicas composições geométricas, sombras, linhas e volumes, optando pelo preto como um tela que contrasta cores laranjas, azuis, vermelhos em homenagem ao pensamento do arquiteto.
10. Akris
Mais uma vez as cinco Torres de Satélite serviram como fonte de inspiração; neste caso a marca Akris replica esta obra como o fio condutor no desenvolvimento da coleção Primavera-Verão 2014. A monumentalidade, a geometria e a cor encabeçam o início da temporada, e conta ainda com uma réplica de La Cuadra San Cristobal onde cavalos, geometrias e cores parecem mostrar uma profunda inspiração nos sentimentos que a arquitetura de Barragán provoca.